Auto-avaliação

Quando tudo parece impossível e as atribulações querem dominar a minha mente, encontro um pequeno espaço na desordem entre o Id, o Ego e o Superego e digo a mim mesmo, já foi tão difícil chegar até aqui e desistir implica em não concluir, por isso calma, fé e sabedoria. Chore se preciso for, agradeça a Deus e dê continuidade a sua história.Amém.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Pesquisa de Marketing

Srs.Alunos do Técnico em Administração módulo I do IFPI Campus Parnaiba,
Vamos desenvolver dentro da cidade de Phb uma pesquisa de mercado, para elemento de primeira discussão temos os grupos a serem formados, seus representantes, o local de atuação de cada equipe, o tempo de cada uma, os questionamentos a serem realizados, o target da pesquisa, a metodologia a ser aplicada, o relatório, as postagem aqui no blog para acompanhamento de todos, as discussões em mesa redonda, a pauta de cada reunião (sala de aula), o responsável a cada reunião, o objetivo geral e específico.
Posteriormente, a produção de uma campanha com fotos, cartazes, banner, bandeirolas, panfletagem, faixas, produção de jornal,videos, apresentação em grupo, individual e ao final uma exposição em três turnos dentro do IFPI.
Conto com a participação de todos neste projeto.
Vamos lá galeeeera! Ôôôôô.Adm módulo I chegou.

16 comentários:

  1. G2
    Líder:Cleane
    Entrevistadores:Cristiane,Luciane,Viviane,Juscelia,Liliana e Régis.
    Redatora:Anne Victória
    Organizadores:Cleia e Túlio
    Trataremos da carência de lojas de instrumentos musicais da nossa cidade.
    Pesquisaremos nos mais diversos locais, como escolas de música,studios, universidades e pessoas que estão envolvidas diretamente com música.

    ResponderExcluir
  2. G4
    Componentes da equipe: Jadson, Lilianne, Augusto, Costa, Maria da Luz, Paulo Roberto, Kelvin, Joseane, Irla, Helton.

    Líder: Helton.
    Redatora: Liliane e Maria da Luz.

    Visão inicial do grupo:
    Tema: Pediatria,
    Público alvo: Pais com crianças de até 10 anos.

    Motivo pra ter escolhido esse tema: Devido a carência de pediatras na cidade de Parnaíba.
    Vamos relaizar pesquisas com o objetivo de implantar clinicas de pediatria.
    Pesquisaremos em clinicas e também nas ruas.
    Se não houver demanda, elaboraremos outra pesquisa.

    ResponderExcluir
  3. G1

    Equipe
    Diego, Ágabo, Conceição, David, Elayne, Jecilene, Rafael, Rogeria e Vinícius.

    Líder
    Diego.

    Tema
    Loja de artigos íntimos e sex shop.

    Público-alvo
    Todas as pessoas acima de 18 anos.

    Fizemos a primeira reunião para tratarmos sobre o tema da pesquisa, dentre as várias idéias decidimos pela sugestão da loja de roupas intimas e produtos eróticos (sex shop). Discutimos o modelo de negócio e concluimos que seria mais atrativo pro público alvo que nós disponibilizassemos canais de vendas alternativos como loja virtual e visitas dos consultores. Estudaremos formas de parcerias onde a principio os motéis seriam nossos primeiros parceiros.

    ResponderExcluir
  4. G3

    Líder:Ricardo
    Equipe:Ricardo,jucielan,Simone,Girlane,Marcos, Kaio,Elias,Gustavo,Fernanda.

    Tema: Transporte adptados para portadores de deficiencia fisica.

    o Sistema Transporte Coletivo da cidade de Parnaiba,não favorecem toda a população,o desconforto,lotação,sem horários fixo,traz condições desfavorável para grande parte da população,principalmente para os portadores de deficiencia fisica e idosos. Nosso
    público alvo é a População em geral e em especial os portadores de deficiencia e idosos.

    ResponderExcluir
  5. G1

    Hoje sexta-feira 09/10/09, discutimos sobre a pesquisa de campo, definimos quais perguntas serão feitas e também os locais. Entrevistaremos 100 pessoas nas regiões a seguir:

    Centro;
    Universidades;
    Luis Correia;
    IFPI;

    ResponderExcluir
  6. G4
    Ontem sexta-feira dia 09/10/09, decidimos na reunião que tracaríamos de pesquisa, então resolvemos tracar o nosso tema.

    Tema atual: Estabelecimento específico para vender produtos alimenticios para diabéticos.

    Qual o motivo do tema: A falta de produtos alimenticios para diabéticos, ou seja, a carência de produtos.

    Objetivo: Implantar um mercado ou loja, para atender as necessidades dos clientes diabéticos.

    Faremos as pesquisas nessa semana, primeiro vamos coletar dados na secretária de saúde de Parnaíba, quando estivermos com esses dados em mãos iremos formular perguntas e sairemos a campo para pesquisar o que os clientes acham do idéia.

    ResponderExcluir
  7. G3

    Ontem sexta-feira 09/10/09, discutimos sobre a pesquisa de campo, definimos quais perguntas serão feitas e também os locais. Entrevistaremos 100 pessoas nas regiões a seguir:

    *Centro da cidade;
    *Colégios;
    *Apae;

    ResponderExcluir
  8. G3
    Modelo de questionario:
    Vai se feita a coleta de informações no dia:15/10/09.


    QUESTIONARIO
    • Informações pessoais
     Sexo () feminino () masculino
     Idade ________
     Você possui algum tipo de deficiência?
    () sim () não
    • Informações específicas:
     O que você acha do transporte alternativo em Parnaíba?
    () bom () regular () ruim
     Você acha que o transporte coletivo cumpre o horário estabelecido?
    () sim () não
     Em sua opinião existe preconceito com os deficientes físicos e idosos no transporte coletivo ?
    () sim () não
     Em sua opinião você acha que as vans deveriam ser substituídas por ônibus com adaptações para deficientes físicos?
    () sim () não
     Para você o que é preciso melhorar nos transportes públicos?
    ______________________________________________

    ResponderExcluir
  9. G4
    Foi feita uma pesquisa na cidade de Parnaíba, no dia 15/10/09, para questionar as pessoas sobre a implantação de um supermercado específico com alimentos para diabéticos. A pesquisa foi feita com 133 pessoas sendo que 91 eram diabéticos e 42 não diabéticos, entre 82 homens e 51 mulheres. No questionário perguntamos sobre a dificuldade de encontar alimentos para pessoas diabéticos, então dentre os diabéticos pesquisados 64 afirmaram que tem esse dificuldade e 27 disseram que não encontram dificuldades. Perguntamos sobre a implantação do supermercado e dos 133 pesquisados apenas 1 falou que não gostaria do supermercado na cidade.

    Concluimos a pesquisa com bastante satisfação, foi um bom trabalho, pois na cidade o que não falta é diabéticos, infelizmente.
    Ficamos bem confiantes!

    O gráfico vou mandar por email.

    ResponderExcluir
  10. G2
    ENTREVISTADORES: ANNE,CRISTIANE,JUSCELIA,LILIANA,LUCIANE...
    PESQUISA DE MERCADO
    TOTAL DE ENTREVISTADOS - 196
    HOMENS: 101
    MULHERES: 95
    QNTD:1ª A-65 B-89 C-42
    QNTD:2º A-78 B-55 C-63
    QNTD:3º A-63 B-65 C-68
    QNTD:4º A-78 B-70 C-48
    FAIXA ETÁRIA:14 AOS 70 ANOS
    QUANTO A MATÉRIA
    TOTAL DE QUSTÕES:4 ALTERNATIVAS( A-B e C)
    TIPO DE PESQUISA: FECHADA
    QUESTIONÁRIO
    ( 1 ) O QUE VOCÊ ACHA DA VINDA DE UMA LOJA ESPECÍFICA EM INSTRUMENTOS MUSICAIS A NOSSA CIDADE?
    A) ÓTIMO, POIS ESTÁ FALTANDO MESMO UMA LOJA DESSAS B) IMPORTANTE, POIS PODERIA MELHORAR EM PARTE, NA CULTURA C) TANTO FAZ, POIS AS VENDAS DESSES MATERIAS EM OUTRAS LOJAS É O BASTANTE
    ( 2 ) QUE TIPO DE INSTRUMENTO VOCÊ PREFERE? QUAL MARCA?
    A) OS DE CORDA B) OS DE SOPRO C) BATERIA, PANDEIRO, TAMBOR, ETC
    ( 3 ) VOCÊ JÁ PRECISOU DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA SALVAR SEU INSTRUMENTO, ONDE ENCONTROU?
    A) AQUI MESMO NA CIDADE B) TEVE QUE PROCURAR RECURSOS EM OUTRA CIDADE C) AINDA NÃO PRECISOU DE ASSISTENCIA TÉCNICA
    ( 4 ) ONDE VOCÊ COSTUMA COMPRAR SEUS INSTRUMENTOS OU COMPROU, SE TIVER ALGUM?
    A) EM LOJAS ONLINE B) NAS LOJAS QUE DISPOEM DE ALGUNS INSTRUMENTOS, COMO: VIOLÃO,TECLADO E BATERIA C) COMPROU DE SEGUNDOS E TERCEIROS

    ResponderExcluir
  11. Tabulação dos dados coletados na pesquisa de campo sobre a viabilidade de um Sex shop em Parnaiba:

    Foram entrevistadas 99 pessoas nas regiões do centro, Pedra do sal, Luis correia e balão do Mirante.

    1 - Você tem o costume de comprar ligeries com frequência?

    homem sim(15) não(30)
    mulher sim(51) não(03)

    2 - Você gostaria de comprar peças mais sexys e ousadas como fantasias sexuais?

    homem sim(33) não(12)
    mulher sim(31) não(23)

    3 - Se tivesse uma loja especializada em artigos eróticos na cidade, você faria uma visita para conhecer?

    homem sim(32) não(13)
    mulher sim(38) não(16)

    4 - Na sua opinião, um produto de Sex shop apimentaria a sua relação?

    homem sim(42) não(3)
    mulher sim(41) não(13)

    5 - Você se sentiria mais à vontade fazendo suas compras em uma loja física, numa loja virtual ou através de um(a) consultor(a)?

    Loja física
    homem(18)
    mulher(30)

    Loja virtual
    homem(23)
    mulher(08)

    Consultores
    homem(04)
    mulher(13)

    Nenhuma alternativa
    homem(00)
    mulher(03)

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. G3

    Entrevistados- 91 pessoas
    Locais de pesquisa-
    • Colégios
    • Centro
    • Rodoviária
    • Diversos bairros da cidade
    • Ponto das vans
    De acordo com a pesquisa realizada nos dias 15 e 16 de outubro de 2009, dos 91 entrevistados da cidade de Parnaíba 3,22% são idosos e 1,09% são deficientes físicos. 48% da população definem o transporte alternativo como ruim 46% dessa população do sexo feminino definem como regular e 56% do sexo masculino ruim. Nos pontos que foram realizados as pesquisas 70,25% da população acham que os transportes coletivos não cumprem com o horário estabelecido, 90,9% retratam que existem preconceitos com deficientes físicos e idosos. 91,75% preferem que as vans sejam substituídas por ônibus adaptadores para deficientes físicos e idosos.
    Para melhorar os transportes públicos é preciso:
    • Organização
    • Melhor atendimento
    • Respeitos aos idosos e deficientes
    • Exigir um curso de relações humanas para motoristas e cobradores
    • Cumprir horário estabelecido
    • Melhorar a fiscalização
    • Colocar ônibus novos que facilitam a entrada de cadeirante e idosos.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. O trabalho esta se desenvolvendo dentro dos conformes planejados no primeiro dia. Até agora num teve nenhuma desavença entre companheiros mais se futuramente vir a acontece creio eu que a equipe esteja preparada para lidar com essa situação da melhor forma possível. A que de realmente os idosos e os portadores de deficiências não são respeitados nos transportes alternativos de Parnaíba. Um ponto positivo e a possibilidade de trabalha com pessoas que ainda não tinha muita intimidade e a partir daí construir novas amizades. Até no momento não percebi nenhum ponto negativo se no decorrer do trabalho aparecerem estarei postando. Sou a favor por que acho que se torna uma coisa menos cansativa do que esta na sala de aula copiando.

    ResponderExcluir
  16. G3

    De acordo com o que foi discutido hoje
    (27/11/09),o grupo decidiu que o nome da empresa será TRANSPAD(transportes adaptados)e o eslogan,(SERURANÇA COM ADAPTAÇÃO E CONFORTO),com as cores vermelho e azul.O ponto de parada dos ônibus será em frente ao mercado municipal de parnaiba(antigo mercado da 40),com os seguintes meios de divulgação:

    * Cartazes
    * Tv
    * Internet
    * Outidoor
    * Rádio
    * Carro de som
    * Colete de moto taxi

    ResponderExcluir