Auto-avaliação

Quando tudo parece impossível e as atribulações querem dominar a minha mente, encontro um pequeno espaço na desordem entre o Id, o Ego e o Superego e digo a mim mesmo, já foi tão difícil chegar até aqui e desistir implica em não concluir, por isso calma, fé e sabedoria. Chore se preciso for, agradeça a Deus e dê continuidade a sua história.Amém.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Aula Passeio ao PARNA Ubajara-CE

A turma de alunos do 4º período do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Timon, juntamente com os professores Antônio Jorlan e Adriana Márcia, realizaram no dia 21 de abril uma aula passeio ao Parque Nacional de Ubajara, na cidade de Ubajara no Estado do Ceará, a aula passeio foi para realizar a conclusão da disciplina de Educação Ambiental ministrada pelo professor Jorlan de Abreu. Previamente os alunos haviam sido contemplados com as discussões em sala que permearam sobre Sistema de Unidades de Conservação do Brasil; Plano de Manejo; Zoneamento de Unidades de Conservação; Educação Ambiental; Interpretação em Áreas Naturais e Manejo do Uso Público.


O PARNA Ubajara foi o 3º a ser criado no Brasil, o mesmo apresenta características ímpares para pesquisas, por conter em espaço tão próximo, dois ecossistemas tão diferenciados - mata úmida e mata seca - vale dizer, um ambiente de considerável ocorrência de chuvas e um ambiente semi-árido, a caatinga. Um terceiro ambiente constitui a passagem entre os dois primeiros, a transição entre as matas, úmida e seca, rico em biodiversidade por conter elementos dos outros dois.
Tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
A receptividade foi iniciada com um breve histórico sobre a origem, fundação e área limítrofe, o qual abrange três municípios: Ubajara, Tianguá e Frecheirinha. O parque, próximo de completar seis décadas, teve sua área ampliada em mais de 2.000 (ha), o que compreendeu uma maior abrangência geológica e hidrológica. Outro grande atrativo é o teleférico e as grutas. Na aula passeio tiveram a oportunidade de realizar uma das trilhas dentro do Parque, 7km de caminhada, com a companhia de um guia, apreciando a fauna e a flora, desta forma tendo a oportunidade de aproximar-se do ambiente e da política de Educação e Preservação Ambiental.

Um comentário:

  1. Muito bom esse passeio que tivemos. Conhemos muitas coisas novas que vieram complementar e aumentar os nossos conhecimentos a respeito de educação e preservação ambiental.

    ResponderExcluir