Auto-avaliação

Quando tudo parece impossível e as atribulações querem dominar a minha mente, encontro um pequeno espaço na desordem entre o Id, o Ego e o Superego e digo a mim mesmo, já foi tão difícil chegar até aqui e desistir implica em não concluir, por isso calma, fé e sabedoria. Chore se preciso for, agradeça a Deus e dê continuidade a sua história.Amém.

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sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Marketing de Relacionamentos


marketing de relacionamentos como o nome sugere, está voltado para manter um contato estreito com o cliente buscando a fidelização do mesmo e a expansão de uma marca no mercado, embora esta ideia seja de difícil concepção, há sim que se fidelize a uma marca ou empresa.
Mas até que ponto isso vem a ser interessante para ambas as partes?
As empresas, principais interessadas nesse marketing de relacionamento, desenvolvem e aprimoram técnicas para que o contato com o seu cliente não seja uma única vez, mas é claro que nem sempre foi assim, antes este relacionamento não era tão enfatizado, o cliente era quem tinha que adaptar-se ao fornecedor, e a qualidade do atendimento e pós-venda praticamente não existia.
Se analisarmos o cliente veremos que nem sempre será assim tão interessante, já que havendo a fidelização, o mesmo abrirá mão de pesquisar em outras empresas produtos similares, mais vale lembrar os possíveis benefícios que o consumidor pode adquirir com essa prática.
Na busca por manter-se lucrativamente no mercado fez com que essas empresas passassem a desenvolver tal atitude, tendo em vista que a postura do consumidor mudou com o decorrer do tempo obrigando as empresas a se adequarem as exigências do mercado.
As empresas viram que o mecanismo com o qual até então era tratado o cliente já não o satisfazia e diante da concorrência já não contava simplesmente o fato de fornecer determinado produto, começa então a busca pelo diferencial, o capital humano nos relacionamentos.
São vários os meios que podem viabilizar isso: sistemas de softwares, ouvidorias, pesquisas e outros. Cabe a empresa ver qual deste será o mais viável para atingir seu alvo e qual a forma que utilizará as informações obtidas em seu marketing para que assim consiga atender melhor seu cliente.
Diante disso, se faz necessário a administração de relacionamentos entre empresa, fornecedor e cliente para que haja interação entre eles, possibilitando desta maneira a construção de uma empresa ou marca mais sólida, confiável e de fácil aceitação no mercado.


Maiara Pires Batista
Acadêmica do 4º período de Administração da Faculdade de Educação São Francisco - FAESF

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